Coaching

O Coaching é um processo que visa auxiliar o indivíduo a alcançar suas metas e objetivos em determinada área de sua vida, potencializando suas habilidades e fortalezas em busca do sucesso e da satisfação pessoal e profissional.

O processo é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e de novas. Além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes e os pontos de maior fragilidade que lhe impedem de caminhar rumo ao seus objetivos.

Como funciona

O trabalho inicia-se normalmente pela definição do objetivo que o profissional queira alcançar em sua carreira, que podem abranger  mudança na área de atuação, desenvolvimento de uma competência ou habilidade, crescimento profissional ou para pensar na possibilidade de abrir um negócio próprio.

As questões e temas a serem trabalhados no coaching podem ser de origem profissional, de carreira, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento do indivíduo, de seus resultados e de sua qualidade de vida.

Definido o objetivo começa-se a traçar as metas que levarão ao alcance do estado desejado.

É feita uma análise do que contribui ou impede no alcance do objetivo e de cada meta necessária a sua concretização, seja por parte do cliente e/ou do cenário em que está inserido. Nesta fase valores e crenças são confrontados com o objetivo de analisar se há congruência entre eles. O processo permite que o cliente que faça uma auto-avaliação de suas forças e fraquezas face aos objetivos visados e ao meio em que este atua e defina um plano que permita alcançar os resultados desejados.

Com estas informações, se define um plano de ações, com evidências claras de atingimento, prazo determinado, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio factível.

A duração do processo é em geral de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo, por meio de sessões de uma hora e podem ser presenciais ou não (via skype), dependendo da disponibilidade do cliente.

Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.

Saiba mais sobre o processo de Coaching: Clique aqui

coachingAssessment